Menu



HOME          ABOUT          CONTACT          SHOP

19/07/2013

Dos blogs, dos anónimos e de mim

(Photo from this post)

Some mumblings in Portuguese about the blog's world. Fell free to translate.

Penso que até hoje nunca tinha dado a minha opinião acerca deste mundo da blogosfera. Aqui está ela.


O post de hoje é um bocadinho diferente do costume. Não há conjunto nem fotografias de peças, mas sim um post de opinião, ao jeito deste. Há muito tempo que queria partilhar a minha opinião acerca do bom e do mau disto dos blogs... Hoje é o dia.

Podem estar a perguntar-se, porquê mencionar este assunto agora?? Bem, tudo começou quando, em pouco mais de uma semana, três das minhas bloggers preferidas mencionaram o meu blog como um dos seus favoritos. Primeiro foi a Nádia do My Fashion Insider (link para post aqui), depois a Helena do Devil Wears Louboutin (link para post aqui) e por fim a Xana do Xanalicious (link para post aqui).

Até aqui tudo muito bem. Fiquei muito contente, como devem calcular, e segui em frente com um sorriso. Hoje de manhã, quando estava a ler os posts novos do Devil, reparei que o tal post dos blogs preferidos da Helena tinha mais comentários e fui lê-los... Podem fazê-lo aqui se quiserem, mas basicamente diziam o seguinte "Mariana, arrogante até dizer chega. De fofinha, não tem nada.", que eu "penso que sei mais que os outros" e que "estou sempre a cheirar o rabiosque a várias bloggers". Todos anónimos, claro. Eu sei bem que não se responde a anónimos. Mas como sou um ser arrogante desta vez vou responder, a este anónimo em particular e a todos os anónimos que vão sempre andar pela blogosfera.

Antes de mais, não posso deixar de realçar a eterna questão de que comentar em anónimo é uma cobardia. Porque para elogios é fácil dar a cara, mas para falar mal comenta-se em anónimo... Muitos dizem que comentam em anónimo porque não têm blog. Até acredito que nalguns casos assim aconteça (e é por isso que aqui no blog se pode comentar em anónimo!), mas todos sabemos que a grande maioria dos anónimos são só pessoas com blogs que gostam de afiar a língua.

O problema dos anónimos, na minha opinião, é que perdem a sua humanidade. Escondem-se por detrás do anonimato sabendo que ninguém pode identificar as pessoas que são, ao mesmo tempo que se esquecem que o objecto dos seus comentários são pessoas também. Eu sou pessoa, e como podem compreender não fico indiferente ao ler estas coisas sobre mim.

Não me entendam mal, sou a maior apologista de que cada um tem direito à sua opinião. Não digo que todas as pessoas gostem do meu blog... Eu própria não acho particular graça a muitos blogs muito apreciados e populares. Agora daí até chamar as escritoras de "arrogantes" vai uma grande diferença. Por mais que eu partilhe de mim aqui no Miss Tangerine, poucos dos que estão aí desse lado me conhecem na vida real. E portanto desculpem, mas não tem qualquer fundamento para me achar ou não arrogante. É porque tenho aspecto arrogante nas fotografias? A minha escrita é arrogante? É porque não respondo aos comentários? E porque é que acho que sei mais que as outras pessoas?? É por ser a primeira a admitir que não tenho qualquer formação na área da moda (como sabem estou a tirar Medicina)?? Anónimo, convido-te a partilhares a tua opinião!

Estas ideias sobre mim deixam-me triste, mas ainda assim passo à frente delas. Agora o que me chateou mesmo foi o "cheirar o rabiosque a outras bloggers"! Passando a delicadeza da expressão, nem percebo o que quer dizer com isto. Ou talvez perceba bem demais, já que ainda no blog da Helena o mesmo anónimo esclarece: "o problema é que vocês quando começam a subir esquecem-se de onde vieram. O teu blog chegou onde chegou devido a quem? Claro que também é devido a ti, mas aos leitores e aos bloggers que também te foram mencionado. É por isso que Portugal é tão pequenino, ninguém se ajuda.".

Peço desculpa? Ninguém se ajuda?? Eu dou graxa a outras bloggers para chegar onde estou? Nem sei por onde começar... Talvez por dizer que comentários destes é que tornam Portugal pequenino! Eu tenho todo o respeito pelos blogs nacionais e simpatizo genuinamente com as meninas com quem falo e partilho. Se não fosse assim, não teria entrado neste projecto "New girls on the blog" com outras seis bloggers que admiro imenso e não teria feito este post com os meus blogs favoritos, no qual nove dos doze blogs portugueses apresentados tinham menos de 1000 seguidores na altura. Portanto eu ajudo sim outras bloggers, mas as que gosto e considero que merecem!

Porque desculpem se isto é politicamente incorrecto, mas há blogs que eu não gosto. E assim como respeito quem não gosta do Miss Tangerine, peço também respeito pelos meus gostos. Para um blog me aliciar, tem que ter conteúdos interessantes (dentro do tema, não digo que todos os blogs de moda tenham que ser à base de outfit posts!) e boa fotografia... E a verdade é que muitos blogs deixam muito a desejar nestes campos. Tanto blogs pequenos que se calhar não atingem a proporção que as suas autoras gostariam, como blogs gigantes que são muito sobrevalorizados nesta indústria! Apesar de admirar todo o sucesso das suas autoras, não tenho problemas em dizer que acho que A Pipoca Mais Doce não é um blog de moda e que o The Stilleto Effect quase só posta publicidade... E ainda assim estes e outros são os blogs que verdadeiramente aparecem em todo o lado, convidados para todas as apresentações e eventos. Opinião polémica, eu sei... Mas verdade ou não? 

E já que estou numa de opiniões polémicas, respondo ainda ao "quando começam a subir esquecem-se de onde vieram". Eu lembro-me perfeitamente de onde vim. Como disse aqui, há quase meio ano, "foi o facto de estarem desse lado que me deu todas estas oportunidades em primeiro lugar e portanto seria desonesto e até ingrato da minha parte mentir-vos!". Mas a verdade é que se eu não trabalhasse aqui no blog, não havia leitores que me valessem! Porque para quem não sabe, eu faço tudo sozinha, inclusive fotografo com um tripé e edito as fotografias no Photoshop... Sem qualquer formação na área também, aprendi tudo o que sei sozinha com muita pesquisa e acho que faço um bom trabalho! Não me vou desvalorizar só porque alguém acha que eu não valho tanto quanto isso: para mim os convites de marcas como a SuiteBlanco, sites como a Fashiolista, e o apoio dos poucos milhares que já me seguem gritam bem mais alto que dois ou três anónimos!

Bem, mais uma vez parabéns a quem leu até ao fim. Mais uma vez, sei que não se deve responder a anónimos mas desta vez estes comentários foram razão para falar de coisas que há muito tinha vontade. Mais uma vez, muito obrigada por estarem desse lado, porque vocês que gostam do que faço por aqui é que me dão vontade de continuar!

Qual a vossa opinião acerca deste tipo de anónimos?
O que sentem acerca da personalidade que transmito aqui no blog?
Acham, como o anónimo que o meu blog é sobrevalorizado e que "já cansa"?
O que acham dos grandes e pequenos blogs de moda portugueses?

Partilhem a vossa opinião nos comentários por favor! E sim, mesmo os anónimos!

----------------------------------------------------

!! Follow me !!

 photo facebook_zpsb02c8d77.png  photo twitter_zps339b5c67.png  photo facebook_zpsb02c8d77.png  photo twitter_zps339b5c67.png  photo twitter_zps339b5c67.png

56 comments:

  1. anomimos são como baratas, só metem nojo ahahah

    ReplyDelete
  2. E pouco ou nada ficou por dizer. E, na verdade, acaba-se tantas vezes por constatar que esses anónimos, aqueles que desdenham deste ou daquele blog, são aqueles que passam o dia a fazer refresh nos ditos cujos, para ver se há alguma actualização no Blog, sempre a postos para fazerem um comentário mesquinho e covarde.

    E concordo contigo quando dizes que, na sua maioria, se tratem de pessoas que estão por detrás de outros blogs - e que, se calhar, até te seguem. Afinal, ou isso ou são pessoas tão sem vida a ponto de perderem o seu tempo a verificar as tuas actualizações, a ler (ou a limitarem-se a ver) os teus posts, tecendo comentários à toa e desapropriados.

    Cada um tem direito à sua liberdade de expressão, e acho fantástico que, ao contrário de muitos blogs que vejo por aí, em que aquando de situações destas a 1ª coisa que fazem é limitar a possibilidade de comentar àqueles que se identifiquem para o efeito. Por isso, um bem-haja por não o teres feito (ou não poderia eu comentar!).
    E, por fim... É a "tal coisa": continuar a deixá-los falar. É sinal de que não cais no esquecimento até para quem tanto prazer tem em desdenhar de ti ;D

    Um beijinho!
    M.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Não te preocupes que os comentários anónimos, enquanto depender de mim, vão sempre ser permitidos aqui!! Beijinho e obrigada.

      Delete
  3. Arrogante? Bem isso não mas que a acho muito reservada acho :) tem um ar misterioso
    Beijinhos e tudo de bom na sua vida que eu continuarei a vir cuscar o seu blog! :)
    (estudante de medicina!??!?! oh diabo que não sabia!!! Que corra tudo bem e nada de ligar a quem não deve ;) )

    ReplyDelete
  4. Tens toda a razão! Toda a gente tem direito a dizer o que pensa mas ao menos que assuma o que diz. Ainda há dois dias recebi um comentário (também em anónimo) a dizer que tinha que rever o meu português. Tudo bem, não foi nada muito ofensivo mas sabes qual era o erro? Era ter escrito "haviam" em vez de "havia". Um erro que sim é uma boa gralha mas não nada de grave nem motivo para tal sendo que era só por uma palavrita. Totalmente desnecessário. Na minha opinião algumas pessoas já não sabem o que hão de criticar então põem-se a dizer parvoíces. E é assim o mundo em que vivemos. Não há nada a fazer. Mas na minha opinião quanto mais se liga a comentários simplesmente (e que não têm outro nome) parvos, mais essa pessoa vai dizer. Eu não ando nisto dos blogs há muito tempo mas o meu único conselho é: ignora que é só dor de cotovelo e cobardia.

    ReplyDelete
  5. Vou ser sincera, nunca tive nenhum desses comentários no meu blog, talvez por não ser tão conhecido como o teu, mas o melhor a fazer a esta gentinha cheia de dor de cotovelo é mesmo ser indiferente e nem stressar muito com estes comentários. Eu sei que é complicado e mexe com o nosso sistema nervoso, mas o melhor mesmo é deixá-los a falarem sozinhos. Falem bem ou falem mal o que interessa é falarem heheheeh. Gosto muito do teu blog continua o bom trabalho.

    ReplyDelete
  6. Concordo plenamente contigo! Também recebo comentários anónimos mas deixei de responder por que não vale mesmo a pena! Mas acho que fizeste muito bem esclarecer essa questão e defenderes-te :) Beijinho

    ReplyDelete
  7. Mariana, eu li o teu texto ate ao final final, não te conheço, tudo o que sei de ti é através deste blog que um dia por acaso encontrei. Não posso falar por outras pessoas, mas o que me transmites a mim sempre que aqui venho é a transparência de uma pessoa humilde, dedicada e trabalhadora. Fiquei ainda mais impressionada contigo agora que sei que tiras as fotografias a com tripé e fazes as coisas sozinha. Só mostra o teu empenho. O teu blog é sem duvida um dos melhores blog's portugueses actuais, eu diria mesmo o melhor para mim. Tens tudo e por isso mereces tudo o que conseguiste e que virás a conseguir, que será muito. Não estou a dizer estas coisas só para ser bonito e dizer, ate porque se fosse assim não me dava ao trabalho de estar a escrever este texto enorme :) Escrevo isto porque para mim és mesmo fantastica em tudo o que aqui fazes. O facto de teres desabafado tudo isto neste post só demonstra a pessoa humana e sensivel que tambem és. Porque de facto não devemos ligar a esses "anonimos" no entanto nem sempre é assim tão linear e existem sempre coisas maldosas que nos tocam. O meu melhor conselho é, não penses muito nisso, continua a trabalhar com tudo o que tens em ti :)

    Beijinho*

    ReplyDelete
  8. Apesar de achar que não se deve valorizar muito os anónimos(uma vez que são pessoas "pequeninas" pois não são capazes de dar a cara) acho que fizeste muito bem em "responder-lhe"! E discordo totalmente dos anonimos! Adoro o teu blog e é um dos meus preferidos, sem dúvida!
    E tu arrogante? pelo contrario... o meu blog é muito recente e quando vi um comentário teu lá eu até saltei de alegria e são poucas as blogge's ditas mais populares que dão atenção a estes blog's mais pequenos! Se tens o reconhecimento que tens é porque o mereces, acredita! Adoro o que escreves e notasse que tens muito cuidado em relação ás fotos que postas!
    Continuo com a minha opinião és uma excelente blogger e quem disser o contrário não anda na mesma "blogosfera" que eu!
    Força Mariana! Beijinhos e não deixes que esse tipo de comentários te desmotivem!

    ReplyDelete
  9. Concordo com cada vírgula, e amei a sinceridade com que falaste do tema. Parabéns Mariana. <3
    xoxo
    http://myheartaintabrain.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  10. Li o texto todo e sinceramente acho q tens toda a razao, e que por muito q os teus amigos e familiares te digam "ah n ligues a esses anonimos" é claro q vais continuar a ligar, porque essas coisas magoam. Infelizmente irao sempre haver pessoas que ou por verem q tu és tao adorada pelas pessoas ou por terem inveja do quoao fantastico é o teu blog vao andar a dizer mal. O tipico do portuguese (mas isso ja é outra historia). O que eu queria dizer mesmo é que eu e mais 1723 pessoas adoramos o teu blog- és sincera, simpatica e esforças-te muito- por isso sim, acredito q mereces estar onde estas e apoio-te a 100%. Obrigada por inspirares milhares de pessoas todos os dias! Beijnhos Mariana xx <3

    ReplyDelete
  11. Hey Mariana! Olha... já que sou uma das pessoas que te conhece.. eu cá posso falar. És mesmo uma chata, arrogante e convencida... eu realmente acho mesmo que estes anónimos tem toda razão..eles sabem tudo. EEHH.. NOT! Brincadeira.. :D Mas agora sendo mais séria... babe, esta gente esquece-se sempre de olhar ao espelho antes de falar dos outros, o problema é que eles tem medo de olhar para o espelho pois sabem que não gostam do que vêm. São cyber bullies e grandes cobardes. Esta gente vai sempre existir infelizmente... mas gostei do teu post e sabes que é sempre bom os teus seguidores verem que tu és humilde ao ponto de te irritares com estes palhaços. Não sejas tão humilde ao ponto de pensares que eles têm razão.. e nunca te questiones a ti própria. Eles é que estão mal.. not you! OK? Eu conheço-te e só posso dizer que és uma pessoa espectacular, boa, empenhada, sincera, directa e exigente. Todos temos os nossos defeitos..e tu eventualmente os terás, não és perfeita. Nobody is perfect! :P Mas eu gosto muito de ti.. e vou-me calar agora. Hehe.. Beijo grande girl. Miss you!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ahah ok Jess! Definitivamente não perfeita, mas arrogante também acho que não!
      I miss you too, quando quiseres ir fotografar já sabes ;) .. Temos mesmo que combinar o tal jantar!!

      Delete
  12. Adorei a forma como expressaste a tua opinião! A verdade é que concordo que não se lhes deve dar muita importância (aos anónimos), mas por vezes merecem uma boa resposta que os meta no lugar!
    Continua o teu óptimo trabalho que nós estaremos aqui deste lado para o apreciar!

    <3
    http://zazzish.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  13. Não te conheço pessoalmente, mas já trocámos alguns comentários através deste mundo blogoesférico, e de arrogante, isso tens 0! Aliás, tenho uma imagem bastante ''limpa'' de ti, uma rapariga calma, simpática, e inteligente :) Quem se esconde atrás de um perfil anónimo é nada mais que uma pessoa com inveja do teu sucesso, das tuas excelentes fotografias e da tua óptima aparência!
    Há que deixar para o lado... eles ficam na mesma, enquanto que tu, só melhoras!
    Beijinho e força ♥

    ReplyDelete
  14. Olá Mariana! Antes de mais deixa-me felicitar-te pelo blog óptimo que tens aqui. Conheci-o apenas há poucos dias através do facebook do Xanalicious, mas adorei o pouco que vi até agora. Acho que tens imensa pinta, muito bom gosto e as fotos são de facto muito boas, isto tudo aliado a um aspecto geral do blog bastante clean e agradável. Não comento a tua escrita porque sinceramente, além deste post, não tomei muita atenção ao que escreveste nos outros posts, mas parece-me que associado ao resto e ao que aqui escreveste, esses comentários que te incomodaram não devem ter muito fundamento. Mas enfim, como tu própria disseste, toda a gente tem o direito à sua opinião... Acontece que há pessoas que vivem muito mal com a vida e só estão bem a dizer mal dos outros - de ti e de quem mais apanharem à frente, estás longe de ser a primeira e não serás certamente a última. Eu, felizmente ou infelizmente, não tive esse problema até agora. Tenho o meu blog há 2 anos e meio, mas é pequenino, porque com o trabalho que tinha até há bem pouco tempo mal lhe conseguia dar atenção, e só nos últimos meses é que lhe tenho dado mais 'mimo' - não preciso de te dizer certamente que para um blog ter o mínimo de sucesso requer muito trabalho e dedicação. Anyway, por norma, aqui em Portugal (mas não só), os chamados 'haters' (essa raça de anónimos cheios de opinião e, acham eles, razão...) até podem ser vistos como uma coisa boa. Porquê? Porque de uma forma geral somos um povinho muito invejoso (não sei se já ouviste aquela história de que se um português vê passar um gajo num Ferrari não deseja ter um Ferrari também, deseja que o gajo se estampe na próxima curva). Ora, se tens quem te inveje é porque tens alguma coisa boa ou chegaste a algum lado. É tão simples quanto isto. Logo só tens de ver as coisas pelo lado bom e felicitar-te por isso mesmo. Acredito que é importante de facto reflectir se há algum fundo de verdade nesse tipo de comentários, mas não deixes que isso te consuma porque, por mais que até se queira, não se pode agradar a gregos e troianos. Vai sempre haver quem goste e quem não goste. Aos que não gostam e não conseguem direccionar o seu tempo para outros assuntos que não aqueles que lhes causam raiva, desprezo, etc (sei lá eu o que é que move essas pessoas), a solução é deixá-los falar. Eventualmente cansam-se.

    Espero que continues o óptimo trabalho que tens desenvolvido aqui. Pela parte que me toca, o Miss Tangerine está adicionado aos meus favoritos, por isso vou passar por cá mais vezes de certeza.

    E já sabes: Os cães ladram e a caravana passa! :P

    Beijinhos,
    Tatiana.
    http://popcornstone.com/

    ReplyDelete
  15. Minha querida Mariana:

    Nunca tive esses problemas porque o meu blog não tem visibilidade suficiente para isso. Costumo cá vir porque, além de muito bonita, e não obstante os quase de 20 anos de idade que de nos separam (oh my god!!!), és dona de uma simplicidade e de um gosto naturais que me fazem gostar seguir-te. Para além do mais, tens miolos, o que é difícil encontrar na blogosfera, muito mais ainda se se tratar de blogs de moda (e sim, concordo contigo em relação à Pipoca, ao Stilleto e a outros mais, que são apoiados por "entidades divinas" mas que são bastante fraquinhos!).
    Em relação aos comentários anónimos, estás a ser alvo do que eu designo de invejazinha, demasiado corrente no nosso país (em relação aos outros não sei, pelo que me abstenho de comentar). A invejazinha grassa nos mais variados estratos sociais, normalmente junto de pessoas que têm um emprego boring, uma vida boring e perspetivas boring. Assim, em vez de fazerem pela vida e levantarem o cu do sofá, os anónimos criticar-te-ão sempre porque fazes algo que eles gostavam de ter "tomates" de um dia vir a fazer.

    P.S.: Quanto mais sucesso tiveres mais vais ter "anónimos" à porta! Mostra-lhes quem é que manda! :)

    ReplyDelete
  16. Continua o teu óptimo trabalho, e não te preocupes com o que esses anónimos dizem...o que realmente interessa é que te esforçaste para chegares onde chegaste...e mereces!!

    http://styleloveandsushi.blogspot.com

    ReplyDelete
  17. Olá Mariana! Bem, como já sabes, a minha opinião sobre o teu blog é definitivamente a melhor, por isso nesse campo podes ter a certeza que te sigo com todo o orgulho do mundo. Não mudes nada no teu blog (please!), senão perde toda a essência que te é característica.
    Quanto aos anónimos... Bem, já sabemos que não devemos dar tanta atenção aos que nem têm coragem de mostrar a própria identidade. Por isso para mim: consideração zero!
    Eu, por experiência própria, sendo uma blogger pequenina ainda, acho que nós não temos outra forma de subir na blogosfera sem promovermos o nosso blog, mas isso não faz de nós cadelas a cheirar "rabiosques". Isso então é uma ofensa enorme!
    De qualquer forma não prescindas do teu tempo a pensar em algo que não tem fundamento absolutamente nenhum.
    Um grande beijinho *

    ReplyDelete
  18. Depois disto, admiro-te ainda mais! Tens feito um excelente trabalho! Beijinhos

    ReplyDelete
  19. Anónimos não pagam dívidas! Keep going on with the good work! :)
    Beijinhos xx

    ReplyDelete
  20. Conheci o teu blog há pouco tempo através do Devil Wears Louboutin e comecei a seguir-te pois gostei das fotografias e dos outfits. Quando alguém alcança algum sucesso existe sempre inveja e, por isso, surgem comentários maldosos.
    Continua o bom trabalho aqui no blog :)

    Xoxo,
    http://mmthanwords.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  21. A blogosfera está repleta de cobardes.
    Sinto na pele diariamente esse tipo de ''facadinhas'' de quem, escondido atrás de um ecrã - qual escudo protector - nos tenta afectar. Pequenas vitórias para essa gentinha que se acha no direito de opinar mas que honestamente a mim me dá pena.
    Acompanho o teu blog e devo dizer que as tuas fotografias têm uma qualidade fantástica, tens um estilo bem definido e no que toca à interacção com os leitores, sempre me pareceste correcta!
    Quem escreve esses comentários é com toda a certeza alguém muito aborrecido com a vida que leva e com demasiado tempo livre!
    Continua a fazer o trabalho fantástico que tens feito e desejo-te imensa sorte com este projecto! :)
    *

    www.urban-catwalk.blogspot.com

    ReplyDelete
  22. Bem mariana como és pessoalmente isso não sei mas não acredito que sejas arrogante, pareces muito simpática e serena pela imagem que passa no blog :) Seja como for és cheia de pinta e se isso for crime, então sim és culpada :D Adoro sempre os teus looks! Bjs

    ReplyDelete
  23. baby you're blog is great, you have something special in you're style its for this i follow you. you deserve the best. these people dont deserve anything
    forever...fran

    i have a new outfit
    http://showroomdegarde.blogspot.com.es/2013/07/sportly-or-casual.html

    ReplyDelete
  24. Querida Mariana, venho deixar-te uma palavra de força! Conhecemos-nos na ModaLisboa pessoalmente e tive o maior gosto: és uma rapariga doce, humilde (qual arrogante, qual quê!) e muito bonita! Tens um óptimo trabalho reunido no teu blog (q orgulho! e parabéns por grande parte do trabalho ser feito por ti, não fazia ideia das fotos em tripé!!) e só tens que continuar com a tua força porque és um exemplo para muitos! Portugal é pequenino porque é egoísta, mimado e tem muito pouco amor pelo próximo.

    Os anónimos são pessoas (por vezes e infelizmente muito mais perto do que imaginamos, sei-o por experiência própria) que não estão bem consigo mesmo, e depositam as suas frustrações em quem mais invejam. O pior? É deixá-los sequer ousarem pensar que podem afectar-nos. Alimentam-se das nossas fraquezas... bullying digital! Fizeste bem em deixar a tua opinião expressa, porque é sempre bom reconhecermos a tua inteligência e a vontade que tens em explicar o teu ponto de vista (mais uma prova de humildade). Também serve para veres a quantidade de pessoas que gostam de ti e que te apoiam...:) so keep the good work e já sabes que deste lado tens alguém com quem podes contar! Um beijinho grande*

    ReplyDelete
  25. Olá! Eu sou nova por aqui, confesso que fiquei a conhecer o teu blog através do post no Xanalicious, e comecei a seguir-te porque gostei. Não tinha qualquer opinião formada sobre ti, mas depois de ler este teu texto acho que mereces um enorme elogio a vários níveis, e permite-me que o faça: és super gira e com bom gosto, o teu blog é clean e apelativo, escreves muitíssimo bem e é de extremo valor que tires as tuas próprias fotos com o tripé e as edites, sozinha. Mereces os parabéns por isso e tudo de fantástico que te aconteça é merecido!

    Eu também tenho um blog, não é nada de especial, é apenas o meu hobby e também faço tudo sozinha e tenho imenso orgulho nisso, é também uma ferramenta de aprendizagem. Não sou "gira" nem magra, faço o melhor com o que tenho, e já recebi mensagens de anónimos a chamar-me de gorda e feia. A minha resposta a esse tipo de comentários é que quando começas a receber "hate mail" é sinal de que o teu sucesso ultrapassou a fronteira da "family & friends bubble". Haverá sempre gente a criticar, mas... fazem melhor?

    Mais uma vez, desejo-te tudo de bom para este e outros projectos, e continuarei a seguir o teu blog ;) Força!
    Beijinho grande!

    ReplyDelete
  26. Ola Marina! Vou te seguindo algum tempo... e acho que tens valor, pelo estilo e atitude e pelo conteúdo. Portugal é pequeno e as pessoas não mudam. Anônimos deixei de permitir no meu blogue à muito tempo. é verdade que nem todos são iguais.. mas pagam por aqueles que nos visitam para aguçar a língua para o mal. Continua com o bom trabalho e passa por cima desta gente mesquinha e pequenina :) Quando a obra que fazemos é boa existe sempre alguém que a almeja. Enfim. Continua e passa por cima :) beijinho

    ReplyDelete
  27. Acho que todos já passamos por situações destas (na net ou vida real), de pessoas que nos atacam dessa forma e sabe-se lá o motivo.
    Nestas alturas o que conta é saberes que há quem te apoie e que aprecia o teu trabalho, daí ter decidido comentar o teu post.

    Não te conheço como pessoa... Mas sigo o teu blog e gosto imenso do teu trabalho. Retiro daqui imensas ideias de estilo e como conjugar roupa.

    Claro que haverá sempre alguém que não se identifique com o teu trabalho ou que não goste de um ou outro look, mas isso não lhe dá o direito para ser mal-educado. Por isso acho bem este post que redigiste como resposta a essa situação.

    Espero que continues o bom trabalho e não te deixes afectar pelos 'trolls'.
    Aguardo novos looks ^-^

    Cpts,
    Raquel Alex.

    ReplyDelete
  28. Ha muita gente que adora entrar em blogs mais conhecidos e tentar "mandar abaixo". sao pessoas pequeninas e vazias. Eu gosto imenso do teu blog e do teu trabalho e o numero de seguidos que aqui tens mostra isso mesmo. Quanto aos anonimos pois temos pena, eu preocupar-me-ia mais em viver a minha propria vida ou a criar um blog proprio do que "tentar lavar roupa suja so porque sim".
    A serio, nao te preocupes :)

    ReplyDelete
  29. Olá Mariana, eu sei que é a primeira vez que aqui comento.
    Mas li o teu post até ao fim, e decidi dar-te uma força.
    Percebo como te estejas a sentir, porque nunca gostamos de ser criticadas, ainda para mais... por um simples anónimo (que nem tem a coragem para dar a cara). A sério, não ligues a essas pessoas. Essas, apenas te querem incomodar para ver as tuas fraquezas. Sigo o teu blogue há pouco tempo (2 meses por aí), e fiquei apaixonada pelos teus posts. Achei a componente fotográfica excelente, e é isso que me cativa imenso, ver cada outfit diferente, cada pormenor diferente.. Dou-te os Parabéns por fazeres isto tudo sozinha (pois eu pensava, que alguém te tirava as fotografias, afinal és tu, com o tripé... eu bem sei o quão isso é difícil).
    Bem, quanto à arrogância? Acho que isso não seja verdade, está bem que tens sempre cara séria nas fotografias, mas não é com isso que podemos avaliar alguém. Além do mais, acho fantásticas as tuas expressões.. é isso que se procura, muitas vezes, no mundo da Moda.
    Esquece aqueles comentários, coloca isso para trás das costas. És linda, fazes um trabalho fantástico, Continua :)

    beijos **

    ReplyDelete
  30. Comecei a seguir o teu blog por acaso desde esse post da Helena. Aliás, admiro o tempo que dedicas ao blog pois sei que estando no curso que estás não tens assim tanto tempo livre. Acho que tiveste uma boa atitude em relação a esses comentários e agora é seguir em frente e passar por cima porque vê-se que é só conversa mesmo.
    Continua com o bom trabalho :)

    ReplyDelete
  31. Tem de entrar a 100 e sair a 1000 Mariana, não vale a pena ligares nem perderes o teu tempo (se bem que o que mais nos apetece é responder) a esse tipo de pessoas. É normal que não se agrade a todos, nem todas as pessoas têm de gostar de azul mas quem não gosta tem bom remédio. Vá bola para a frente miúda :) xx

    ReplyDelete
  32. Não ligues aos anónimos, eles não prestam só por não darem a cara, sempre achei que se quisermos dizer bem ou mal devíamos dar a cara, opiniões são opiniões mas parece que têm medo. Enfim, quem os vai compreender. Mas uma coisa é certa, eles não vão acabar, e com o tempo a passar eles só aumentam :/ Não dês importância e continua assim, eu adoro o teu blog!!! :) De certeza que não sabes mas tu foste a primeira a comentar o meu blog, nunca me esqueci ihih beijinho <3

    ReplyDelete
  33. O teu blog tem evoluído imenso.
    Venho cá porque gosto das tuas fotografias, dos teus outfits e porque estás sempre com um sorriso!
    Este texto (enormeee... :p ) só veio comprovar que não és nada arrogante.

    Continua este "trabalho" fantástico, sempre com prazer e diversão! Quando o deixar de ser é porque já não vale a pena!

    ReplyDelete
  34. Great post! I'm your new Follower! :) I hope to see you in my blog sometimes. Thanks!
    Kisses from VV!!
    www.voguelyvan.com

    ReplyDelete
  35. Não te conheço realmente Mariana, é normal haver sempre aquela primeira impressão onde julgamos tudo pela capa (perfeitamente normal), mas neste caso já é um comentário a fugir um pouco para a má educação e má formação! Haverá sempre alguém a julgar um outro alguém, don't worry! Desde que te conheças e os que te rodeiam nada mais importa :)
    Eu também recebi uns comentários anónimos onde me chamaram de gorda e que estava cada vez mais gorda, não sou magra mas gorda estou muito longe de o ser.

    beijinhos,
    JS photography

    ReplyDelete
  36. Para mim, os anónimos são pessoas que possuem um blog e gostariam de estar onde tu estás neste momento, mas não conseguem, então têm ciumes e tentam irritar-te!

    Não ligues, na minha opinião tens aqui um grande blog e deves continuar!

    With Love ♥ Jenni

    ReplyDelete
  37. Já tinhamos falado sobre estes "anónimos" que adoram atacar de vez em quando! Como sabes, também sofro um bocadinho com isto, particularmente quando gostam muito de tecer opiniões sobre a minha "anorexia" (estou cheia dela como sabes..) e que "devia comer cerelacs"! Enfim, comentários totalmente despropositados sem me conhecerem minimamente! E acho triste que haja pessoas que o façam, porque eu sou muito por valorizar aquilo que temos de bom e este cyber bullying só por ser divertido ou por uma pontinha de inveja ou vazio existencial é tão mesquinho e irritante para quem realmente está a fazer um bom trabalho como tu! Don't worry babe, para mim, és uma das raparigas (e o nosso grupinho) mais extraordinárias que conheci por aqui e o teu blog merece estar onde está agora e acredito que ainda vai estar tão melhor! Tu cresceste muito por aqui e com devido valor Mariana! Beijinho! E esse jantar vai ter de sair sim!

    ReplyDelete
  38. Sou seguidora de alguns blogs, mas poucos de moda, e adoro vir ao teu. Acho que te tens mantido sempre honesta com os teus leitores e isso é uma qualidade que aprecio imenso. Além disso, acho que as pessoas têm dificuldade em perceber o trabalho e a dedicação que estão por trás de um bom blog. Isto é tal é qual como as celebridades, todos adoram aquelas vidas, gostavam de as ter e desdenham de quem as tem, mas poucos percebem que é preciso trabalhar para chegar a algum lado, e atingir um nível elevado. E isso foi o que conseguiste aqui, um blog que tem evoluído imenso e que irá, certamente, continuar a crescer. Por isso te dou os meus parabéns :) Continua!

    PS- finalmente alguém diz em 'público' que A Pipoca Mais Doce não é um blog de moda (mas eu gosto bastante!), e o Stilleto Effect é mesmo um antro de publicidades, há dias em que quase não dá para ler (visito muito pouco também).

    ReplyDelete
  39. Ola,

    Melhor e não conseguia dizer.
    Em resposta,
    os aninónimos, tal como disseste, são pessoas que tem medo de dar a sua opinião, mostrando a cara, com medo de ficarem elas a ser arrogantes (eu sei que há excepções, mas estes são a grande maioria).

    Não me pareces nada arrogante, pareces animada e bastante confiante no trabalho que fazes. Que diga-se a verdade é de louvar conseguires fazer tudo sozinha, e teres estes resultados fantásticos.
    Eu não sou grande adepta de blogs de moda, vejo aqueles que me cativam pelas fotos ou pela o estilo da pessoa, não importa que sejam grandes ou pequenos.
    Bjinhos eu vou continuar neste lado.

    ReplyDelete
  40. Aplaudo de pé tudo aquilo que aqui escreveste, parabéns! Frontal e honesto são as palavras que posso usar para descrever este post.

    Continua o bom trabalho que a Miss Tangerine é um blog em pêras!

    ReplyDelete
  41. Fui outra que li o post até ao fim e tenho a dizer que estás de parabéns Mariana, por seres tão honesta! De facto esses comentários anónimos demonstram uma cobardia tremenda...Sigo o teu blog à pouco tempo, mas o suficiente para achar que de arrogante não tens nada. Aproveito para te dizer que tens um blog fantástico e que gosto imenso das tuas fotografias. Foi uma supresa para mim saber que além de editares as fotos sozinhas também as tiras!! Fazes realmente um bom trabalho. Quanto a esses comentários , só tens é que ignorar, porque és melhor que isso.

    Eu vou continuar deste lado a seguir esses magníficos looks :)

    Um beijinho,

    Cátia.

    ReplyDelete
  42. Olá Mariana, só uma nota: a Pipoca MAis Doce não se considera um blog de moda, as pessoas é que o tomam como tal. Em relação à chuva de convites que blogs como a Pipoca, Stileto Effect, Style It Up e Mini-Saia recebem, sinceramente só os recebem devido ao número de visualizações que obtêm diariamente. Infelizmente as marcas não olham a gosto pessoal mas sim a números e por causa disso muitos blogs com muito melhor conteúdo a nível de moda e não só passam ao lado.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá.. Obrigada pelo reparo, de facto não ficou bem explicito no texto e podia induzir em erro! Eu tenho o maior respeito pela pipoca e pelo "império" que construiu com o blog, só queria dizer isso: que não sendo um blog de moda, como a própria o adte, não tem sentido estar presente em tudo o que é evento relacionado com a área!

      Delete
  43. Pois é, mas é como referi, as marcas olham à exposição que obtêm com a presença dela. A mulher usa um modelito da Zara e vai todo um ''flock'' de seguidoras perguntar de onde é para se dirigirem à Zara mais próxima. O público português vai muito por imitação. ;)

    ReplyDelete
  44. p.s: quanto aos comentários anónimos, que era o tópico principal deste post, o melhor que tens a fazer é simplesmente ignorá-los. As pessoas ficam incomodadas com o sucesso alheio e têm logo que pôr defeito. Não te canses com isso, como se diz por aí ''don't feed the trolls'' ;)

    ReplyDelete
  45. Olá mariana! O meu nome é Tânia Morais e a cerca de meio ano criei um blog (mais sobre maquilhagem) e felizmente AINDA não tive de "levar" com nenhum anónimo!
    Não conhecia o teu blog até hoje(e fiquei com pena de não o conhecer mais cedo), vi o teu trabalho, as fotos maravilhosas que tens, eu admiro qualidade no que fazes! Mas acima de tudo este texto que escreveste disse tudo sobre ti, e gostei!
    A mente pequena dos portugueses é difícil, insuportável até mas minha querida tu sabes quem és, tu mais que ninguém sabes o que lutaste para chegar onde estás,portanto venham 3 ou 300 anónimos, vais ter um 3000 ou 30000 seguidores para te apoiar!

    Go girl*

    ReplyDelete
  46. Eu pessoalmente detesto pessoas que se escondem atrás do anonimato para dizer algo, a verdade é que ao longo de quase (quase) dois anos de blogosfera poucos comentários anónimos recebi, só uns 4 (tavez por não ser de todo uma blogger muito conhecida)... Mas dois deles acabaram por me magoar bastante, um era criticas atrás de criticas e o outro era praticamente a chamar-me gorda. E é como tu dizes nos somos pessoas e temos sentimentos e claro que não gosto que alguém se esconda no anonimato para me criticar.
    Não acho que sejas arrogante até pareces ser simpática e gosto realmente do teu blog, gosto do teu estilo simples e admiro imenso o trabalho que tens com o blog.
    Beijinhos Mariana e continua com o bom trabalho *

    ReplyDelete
  47. Li tudo até ao fim, Mariana. E tenho um blog sim, um pequeno e insignificante blog, mas que é meu e me dá um gosto tremendo de manter. Não tenho esse problema dos anónimos mas sempre me interroguei como é que vocês conseguiam manter a cabeça erguida perante tamanha insensibilidade.

    Todos sabemos que haters há em todo lado, não só na blogosfera. Em todo o lado! Faz parte - creio. A partir do momento em que damos a cara, nos expomos, revelamos sentimentos, um pouco de nós, ficamos vulneráveis.

    Leio o teu blog e sigo-o com muito carinho. Gosto dos teus artigos, dos conjuntos que fazes, da qualidade das fotografias e prendo-me ao ecrã horas e horas, quando me venho actualizar. Por isso, continuo a vir aqui, com o mesmo gosto de sempre.

    É aí mesmo que me interrogo: às pessoas que tanto criticam e julgam têm opinião tão vincada, quem as obriga a vir aqui, ou ali, ou a qualquer outro blog? Se não gostam, não precisam de ler, não precisam de entrar no blog, sequer. Essas pessoas, deveriam limitar-se aquilo que lhes dá prazer, respeitando assim as outras pessoas - como tu - que se dedicam de corpo e alma a este projecto, que é o blog.

    Digo e afirmo que adoro este teu espaço e como eu, outros tantos seguidores e parcerias! Isto para que nunca te esqueças do teu enorme valor, e que o esforço será sempre recompensado. Esta afirmação é tão certa como a de que haverá sempre alguém (com dor de cotovelo, só pode) de te vir criticar e deitar a baixo. Mas a esses anónimos, não lhes sobre réstia de dignidade, por isso as suas palavras deverão permanecer exactamente assim: no silêncio do anonimato.

    (P.S. já penso nisto à muito tempo e venho perguntar se não concordas comigo: não achas que blogger deveria banir os comentários anónimos? Quer comentar, comente, mas com a obrigatoriedade de assinar pelo menos um nome. Porque direito à opinião todos tempos, mas os destinatários desses comentários têm o igual direito de saber quem lhes fala. É só este pequeno desabafo. Eu cá assino sempre!)

    Beijinhos e continua com o excelente trabalho,
    Sara
    http://littletinypiecesofme.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  48. Também foste referida no blogue Marcas por Amor, foi assim que vim cá parar...
    Os anónimos (desse género) são como os cães, ladram, ladram, mas a caravana continua a passar... Gostei muito do teu blogue!

    ReplyDelete
  49. Uma palavra para essa gente: inveja!
    Só pessoas mal intencionadas é que podem pensar que és arrogante ou convencida. Nunca me passou isso pela cabeça! O teu blog transmite serenidade e delicadeza. Transpareces ser muito dócil e simpática e sim, o teu trabalho merece muito ser reconhecido!
    E lembra-te, a melhor resposta para esses anónimos é seres ainda melhor, ter ainda mais sucesso... Superá-los! Continua assim!

    ReplyDelete
  50. Não conhecia o teu blog e este foi o primeiro post que li.
    Apesar de (pelo menos para já) não ter tido esses problemas no meu blog, percebo a tua frustração!
    É triste quando as pessoas nem sequer tentam compreender o trabalho que está por trás de um (bom) blog!

    Gostei do teu :)

    www.mykindofjoy.blogspot.com

    ReplyDelete
  51. Olá Mariana! Compreendo perfeitamente o teu ponto de vista e apesar de concordar com ele, existe uma solução muito eficaz que algumas bloggers desconhecem... nas definições podes colocar a opção de não aceitar comentários em anonimato.

    E com isto acredita que estás a contribuir para que essas pessoas parem de uma vez por todas de viverem atrás da sombra do anonimato.

    Tal como nós nos identificamos, acho que é essencial que as pessoas que tem algo a dizer também o façam... e acredita que se as pessoas quiserem mesmo comentar o Blog - mesmo que não o tenham - gastam 2 minutos para criar uma conta no Blogger para o poder fazer!

    Beijinhos e parabéns pelo teu magnífico Blog!

    ReplyDelete
  52. Olá Mariana! Gostei muito do blog e do post. Não ligues aos outros. O importante é ser feliz. :)
    Beijinhos e aproveita o fim de férias!
    Bisous*

    ReplyDelete